INSPIRAÇÕES FICTÍCIAS


PERSONAGENS DA FICÇÃO QUE NOS INSPIRAM

Todos nós buscamos inspirações que nos levem a atravessar as dificuldades da vida cotidiana e/ou também algumas pequenas tragédias que por ventura venham a ocorrer. Alguns buscam esta inspiração na religião, música, outras em personalidades históricas ou famosas (por favor não se inspire no Bambam ex-BBB ou na vulgar micro-vestida Geyse Arruda, se não "facepalm" para você...) e até mesmo em personagens fictícios de filmes e jogos como é o meu caso ALGUMAS vezes.

Mas como assim Tirano ?
Buscar inspiração em personagens de filmes e jogos não é uma coisa muito infantil ? mimimi...mimimi...

Primeiro vá para o inferno deixe-me explicar melhor a ideia meu amigo:

Obviamente conheço bem onde se localiza a fronteira entre a realidade e o ridículo, mas isso não quer dizer que eu não a cruze as vezes (intencionalmente ou não), e é claro que não me inspiro em personagens que nada tem a acrescentar positivamente em minha personalidade ou em termos motivacionais.


Afinal de contas, convenhamos, como eu poderia me inspirar no Mario personagem do jogo Super Mario Bros. por exemplo ?


Em termos de personalidade ele é uma nulidade em minha opinião, pois nada mais faz além de percorrer mundos e mundos pulando em tartarugas, derrubando castelos, pegando estrelas, dando rolê de Yoshi e salvando uma princesa muito da passiva e inútil (desculpa Peach, mais é isso que eu acho de você...), nem sequer tem boas falas (ele fala algo além de "It's me, Mario!" por acaso ?), ou seja, é um jogo divertido, como personagem ele tem uma imagem carismática, mas não passa disso pois não existe profundidade alguma em seus objetivos.

E se falando de filmes nem preciso dizer que não tenho fantasias de sair por ai como o Homem Aranha pulando de prédio em prédio ou então como o Batman vestido em roupas apertadas de borracha, com uma capa nas costas e caçando bandidos a noite com seu carrão. Se algo pode me inspirar nesses dois personagens seriam seus conceitos morais e éticos, e é isso que quero deixar claro.

O que costumo admirar em certos personagens bem construídos são suas características psicológicas ou morais/éticas, e como irão ver costumo encontrar isso não só em heróis bonzinhos e engomadinhos mais também tenho até certa preferência em encontrar qualidades deste tipo em vilões e anti-heróis escrotos que a primeira vista não tenham qualidades consideradas boas, mas que quando bem analisados demonstram muita coerência em suas linhas de pensamento, apesar de suas loucuras e males que sempre causam ao percorrer suas trajetórias de destruição e/ou dominação do mundo.

Agora que já expliquei e você já compreendeu (eu espero né) vamos ao que interessa.
Personagens que me inspiram em termos de atitudes e valores:

Personagem – Joker (Vilão)
FILME: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

O psicopata, maníaco e palhaço que sobreviveu ao mais espetacular capotamento de caminhão já registrado na história dos cinemas, além de ser uma das maiores interpretações do personagem que já vi

(R.I.P. Heath Ledger)

Mesmo sendo um vilão puramente insano que apenas quer poder demonstrar que todo mundo no fundo é tão podre quanto ele podemos destacar entre seus atributos principais a sua originalidade, criatividade e simplicidade, pois a final de contas roubar milhões de dólares de um banco, fazer uma montanha com o dinheiro e depois tocar fogo “só pá zuá” e mostrar quem é que manda na bagaça não é para qualquer um.

Além do mais ele é do tipo que põe a mão na massa, vai lá e faz a merda o serviço por si mesmo, não ficando apenas dependendo de capangas, vide as cenas onde ele entra em um encontro de gangsters com seu casaco cheio de granadas e ameaça explodir se não for ouvido, ou então quando ele mesmo rouba o caminhão para ir atrás do Batman numa perseguição pela cidade e destrói tudo que vê em seu caminho dirigindo feito louco, atira com um lança foguetes e quando acha que Batman foi derrotado ele vai lá desmascará-lo pessoalmente mas é capturado. E não podemos esquecer é claro da cena de seu interrogatório onde ele apanha gargalhando e fazendo piadas provocativas, e tudo isso somado (descartando o fator madness) é sinal de muita autoconfiança ao meu ver.

Ele não queria dinheiro:
"Sou um homem de gostos simples,gosto de pólvora, gasolina e dinamite. E sabe o que essas coisas têm em comum ? Elas são baratas !"

Ele não queria matar o Batman:
"Matar você ?  Eu não quero matar você, eu preciso de você..."

Ele só quer nos ver sorrindo:
“Por que está tão sério, vamos colocar um sorriso neste rosto...”
geralmente depois desta frase ele te mata...

Ele só queria ZOAR O BARRACO.
Ele resolveu causar confusão e explosões em Gotham com suas próprias mãos ao invés de ficar escrevendo um blog na internet sobre suas ideias e insatisfa... opa... espera ai... preciso reescrever essa parte...

Emfim, ele faz muitas coisas que eu já me imaginei fazendo mas não tenho a segurança de dublês ou a cara de pau(ou de palhaço no caso) suficiente para fazer, e por isso está em primeiro lugar dentre meus personagens inspirativos do cinema.

Personagem: Kratos (Anti-Herói)
JOGO: GOD OF WAR

Kratos, filho bastardo de Zeus e vingador assassino dos Deuses do Olimpo, exterminador de Titãns

Nada pode detê-lo em sua jornada, nenhum argumento é persuasivo o suficiente para por fim a sua fúria, e a única vez em que foi visto sorrindo na vida após o inicio de sua vendetta foi quando reencontrou o espírito de sua falecida filha e lhe deu um abraço em uma visita aos Campos Elísios.

O cabra é tão macho que se tivesse nascido no Brasil seria Cearense e se chamaria Cícero.

Quem olha de longe apenas vê uma besta sem sentimentos descontrolada e sedenta por sangue e vingança. Mas quem observa melhor e mais de perto acaba conhecendo o homem que se tornou a personificação da perseverança e determinação, que faz de tudo, e até mesmo o então tido como impossível como matar um deus em sua busca por justiça contra aqueles que o usaram e enganaram.

E é exatamente por causa dessa indestrutível perseverança e determinação que ele serve como exemplo supremo para aqueles que perseguem um objetivo, seja qual for; sejam qual forem as consequências.



Personagem: Solid Snake (Herói)
JOGO: METAL GEAR SOLID

"O maior soldado e herói que o mundo já conheceu." 

Essa frase define bem o que é a lenda Solid Snake.

Ele nada mais é do que um clone do soldado perfeito, seu "pai" Big Boss, e foi criado, educado e treinado com um único objetivo: Ser um herói e soldado excepcional. 

Durante sua vida chegou a entrar em confronto com seu pai uma vez, e saiu vitorioso. Combateu outros excelentes soldados, salvou o mundo do inicio da era das guerras nucleares combatendo as maquinas conhecidas com Metal Gears e a organização secreta chamada The Patriots.

Uma das maiores lições que este grande herói ensinou a meu ver foi em sua ultima missão em Metal Gear Solid 4- Gun's of the Patriots, onde após receber a notícia que tinha apenas 6 meses de vida devido ao fator de envelhecimento acelerado que seu corpo tinha em função de ser um clone ele optou por ir novamente ao campo de batalha arriscar o pouco que lhe restava de vida e lutar pela liberdade e paz ao invés de ir passar o resto de seus dias em alguma praia tomando martínis.

Ele sabia e cumpria seu dever como soldado de maneira exemplar, fazendo por merecer o título de herói que tinha. Fez de sua vida uma missão e a cumpriu valorosamente abdicando de prazeres como ter uma esposa, uma família ou até mesmo uma vida de diversões.

Apesar de ter que ser frio como soldado matando inimigos ele tinha um lado humano e afetuoso muito grande que era demonstrados em suas conversas por radio com seus companheiros de equipe. Mantinha também um grande desgosto pelo fato de tirar vidas em suas missões, coisa que expressou em sua célebre frase: "Infelizmente matar é uma das coisas que quanto mais se faz, mais fácil fica."

Muitas coisas podem ser faladas sobre este personagem, mas resumindo ele é considerado por mim como um exemplo de soldado, de homem e de ser humano.
---



Emfim, eu poderia citar aqui muitos outros personagens como Gatts ( Berserk), Manji (Blade a lâmina do Imortal), Travis Bickle (Táxi Driver), Tommy Vercetti (GTA Vice City) e muitos outros que não me recordo agora, e obviamente tenho outras fontes de inspiração mais sérias e reais.

Mais adiante pretendo fazer um post semelhante a esse falando sobre minhas preferências e inspirações em relação a música, mas por enquanto é só.

E você ?
Quem te inspira ?




Sem mais, de seu agora lord e senhor
TIRANO.


Curta a pagina do TYRANT no FACEBOOK:
http://www.facebook.com/blogdotirano

7 comentários:

  1. Acho que não tenho um personagem no qual me inspiro, no game sempre fui fissurado por futebol e existem muitos jogadores bons mas nenhum que me inspire pra vida (só nas peladas de fim de semanakkk)

    ResponderExcluir
  2. Bom post!

    Realmente mesmo que muitas pessoas não percebam inconscientemente são sempre influenciadas por personagens de filmes, novelas, desenhos, jogos ou sei lá o que mais goste...

    Eu particularmente sempre me identifiquei com personagens de filmes, não que eu tentasse bancar o infantil em querer se vestir, falar, andar igualzinho kkkkkk Mas sempre tirei lições...

    Eu sempre fui mais fam de vilões, sempre me identifiquei com estes vendo sua ousadia em enfrentar a lei, mulheres em perigo nas mão de vilões eu entrava em transe profundo delirando com este tipo de cena desde novo...

    O Ultimo personagem de filme o qual eu mais admirei foi "O Senhor das armas" o papel do Nicolas Cage foi perfeito como traficante de armas.

    Aquela cena dele e seu irmão novato em um pais da Africa negociava com o líder de uma melícia enquanto crianças, mulheres, velhos entre outras merdas era posta no paredão para fuzilamento ( cena chocante) e seu irmão quis se meter e ele demostrou frieza em parar seu irmão e dizer...

    "esta não é nossa guerra"

    Essa frase ficou marcada na minha mente, forma fria como ele reagiu negociou e saiu de la com os diamantes nas mãos foi foda...

    Se não em engano o irmão dele mais a frente foi assassinado por tentar se meter em mais uma chacina...

    Ele apesar de exercer um profissão negra sempre demonstrou dedicação e frieza no que fazia, a forma como ele tratava sua esposa sem deixa-la saber que era um traficante procurado pelo FBI, tudo que ele fez para conquista-la no auge de usa carreira de modelo e traze-la para dentro da sua casa dando ela um filho me deixou bolado kkkkkkkkkkkkkk Muito foda este filme.

    ResponderExcluir
  3. Inclusive por mais apaixonado que ele foi pela sua mulher quando ela descobriu sua verdadeira profissão mandou ele escolher entre traficar armas ou ficar com ela e o filho, inclusive sua família também... e por mais apaixonado que ele fosse por todos não abriu mão de ser o que era seguindo até o fim sua função.

    ResponderExcluir
  4. Não necessariamente os únicos, não necessariamente nessa ordem:

    The Boss (MGS3) - Melhor líder que eu já vi, aquela que você segue com a vida por puro respeito. Bem diferente dos fdps que se intitulam "chefes" em nossos locais de trabalho.

    Kambei (Samurai 7) - Um ótimo líder também que, apesar de não ter mais a capacidade de amar, vive em função do código de honra dos samurais.

    Nathan Algren (The Last Samurai) - Um homem que reconhece a verdadeira paz nos seus pequenos atos e em função daqueles que lhe são preciosos, disposto a dar a vida por isso.

    Tyler Durden (Fight Club) - No comments.

    ResponderExcluir
  5. Eu só precisaria ter o treinamento ou habilidades de um deles para para botar ordem no mundo. Se fosse escolher, eu escolheria o Doctor da Série Doctor Who. A raça alienígena, ao qual, este personagem pertence(Time Lords), simplesmente, colocaria qualquer de joelhos.

    ResponderExcluir
  6. Eu admiro os protagonistas de "Forest Gump" e "Legend of Zelda", que apesar de todos os outros personagens duvidarem de suas capacidades fisicas e intelectuais, eles sempre lutaram com perseverança pelas pessoas e seres vivos que amam, sem se importar com as circunstancias... com isso foram além de seus objetivos iniciais, mudando opniões negativas que buscavam destruir seus incentivos.

    ResponderExcluir
  7. Aqui vai os meus:

    Justin=Protagonista do RPG "Grandia"

    Ele era um moleque ranhento e chato,um tipico adolescente que sonha ser um aventureiro,mas,em um ponto de sua aventura,ele perde a motivaçao e os amigos e nao escolha senao seguir sozinho por um tempo e de,definitivamente,se tornar um homem.

    Yuri Volte Hyuga=Protagonista do RPG "Shadow Hearts"

    A historia e longa mas,e mais ou menos assim....

    Yuri matou a mulher que ele amava nao-intencionalmente e se culpa por isso,entao,ele se tornou um homem com cara de serio,mas,que esta despedaçado por dentro.

    Atraves de suas viagens,ele encontra com varias situaçoes tragicas(o jogo se passa em um periodo real,a primeira guerra mundial,mas,com situaçoes ficticias,porem usando alguns personagens reais.)

    Eventualmente,ele tem a oportunidade de reviver a sua amada mas,a experiencia da errado e nos ultimos momentos ele consegue se despedir.

    E nesse momento que ele percebe que o destino dele era aquele,essa era a vida dele,entao ele aceita esse destino com um sorriso no rosto,todas as dores e tudo que ele passou.

    PS:no começo do jogo,ele foi amaldiçoado e estava marcado para morrer e eles passaram parte do jogo em achar uma cura.

    Mas,no final,ele aceita o destino dele e morre empalado por uma pedra antes que a maldiçao o matasse.

    Dante=Devil May Cry

    Qualquer um que enfrente demonios gigantes e ainda aproveitar para dar uma trolladinha em cada um deles e ainda sim ficar serio quando a situaçao exigir e muito inspirador!ahaha

    Kratos=Quase os mesmos motivos que voce

    Por enquanto,sao os que eu me lembrei....

    ResponderExcluir

*OBSERVAÇÕES SOBRE OS COMENTÁRIOS
-Comente! Sua participação incentiva o autor, e além disso sabemos que você não esta fazendo nada mesmo, né...
-Se for comentar como anônimo crie ao menos um pseudônimo para se identificar no final do comentário.
-Seu comentário será liberado e respondido assim que aprovado.
-Comentários ininteligíveis ou apenas com a intenção de ofender o autor do texto ou algum outro comentador serão ignorados. Nem tente.
-Os comentários e opiniões são de total responsabilidade de quem os postou. Tenha moderação e educação para não se foder depois.
-Lembre-se que vivemos na era do mimimi e do "Vou te processar!".